sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Caravana do Plano Estadual de Cultura retorna ao município de Xapuri


André Gonzaga (Assessoria FEM)

A comunidade de Xapuri recebeu a caravana da Fundação Elias Mansour (FEM) na Escola Estadual Anthero Souza Bezerra, na última sexta-feira, 6, para dialogar sobre o Plano Estadual de Cultura (PEC). A metodologia adotada para a construção deste importante documento dará autonomia aos artistas, produtores, gestores, consumidores e fazedores de cultura de todo o Estado.

Acreditando que a participação da sociedade é importante para fortalecer o processo, a diretora de Humanização da Gestão Pública, Elineide Meireles, que esta a frente das oficinas de sensibilização no Alto Acre, agradeceu a presença dos estudantes, agentes de cultura e do vereador eleito Francisco Barbosa.

“É preciso envolver o legislativo para que o PEC possa virar lei e assegurar o desejo de todos os cidadãos”, disse. Representando a sociedade civil, o professor de capoeira Josivan de Souza pontuou a importância de se discutir os rumos da cultura, ressaltando o impacto que o assunto desperta nos seus alunos. “É um grande incentivo para os jovens, todo dia a gente faz cultura por aqui”, enfatizou.

Além da construção do PEC, a presidente da FEM comentou sobre a possibilidade de reestruturação do Conselho Estadual de Cultura e ainda citou o programa Cultura e Comunidade. O edital estará aberto para inscrição de projetos até o dia 20 de dezembro, com investimento de R$ 1 milhão, que serão custeados com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PreCult), na modalidade de incentivo direto.

“É uma oportunidade para que a comunidade comece a acreditar na cultura e entenda que é preciso se organizar para garantir os seus direitos. Só será possível implementar o sistema do PEC com a organização da sociedade civil e a legitimação na Assembleia Legislativa. Estamos passando por um marco histórico”, comenta Francis Mary. Além de Xapuri, a caravana da FEM também esteve nos municípios de Feijó e Acrelândia, onde deve permanecer até sábado, 8.


Nenhum comentário:

Postar um comentário