Oficinas Setoriais


Professores indígenas participaram de oficina sobre o Plano Estadual de Cultura 


 Professores indígenas participaram de uma oficina com o objetivo de elaborar o diagnóstico cultural de suas Terras Indígenas (TIs) que servirá de contribuição para a construção do Plano Estadual de Cultura (PEC). O encontro aconteceu no espaço da Comissão Pró-Índio (CPI) e foi mediado pela equipe do PEC, coordenada pelo articulador Assis Pereira, diretor de Políticas Culturais da Fundação de Elias Mansour.

Professores indígenas participaram de uma oficina com o objetivo de elaborar o  diagnóstico cultural de suas Terras Indígenas (TIs) que servirá de contribuição para a construção do Plano Estadual de Cultura (Foto: Assessoria FEM)
A oficina contou com a presença de Francis Mary, presidente da FEM. O trabalho envolveu um levantamento e análise da realidade cultural de cada TI que estava representada no encontro. “A próxima etapa será a realização das consultas às comunidades dos munícipios para saber para onde o PEC deve caminhar com o estabelecimento de metas a serem cumpridas para os próximos dez anos”, comenta Assis Pereira.
Várias etapas do PEC aconteceram. Foram realizadas oficinas setoriais e territoriais em todos os municípios, com a participação de segmentos artístico-culturais, além do seminário. “A ideia é sensibilizar e envolver todos para que contribuam com o PEC. Está sendo um longo e cuidadoso processo que pretende cada vez mais ampliar a participação da sociedade, fazedores, artistas, instituições e outros que estarão sendo mobilizados para apontar os rumos da cultura no Acre”, ressaltou Francis Mary.
Francisca Arara, coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), falou da importância da cultura indígena, reconhecendo que existe uma política que aponta para fortalecer cada vez mais esses povos. “O Acre é um dos poucos Estados que trabalha para fomentar a cultura indígena. Temos os editais específicos, temos assento no ConCultura, e sabemos que precisamos avançar mais. Uma das ideias é a criação de um fundo indígena para fomentar esses projetos culturais. Isso só é possível com o diálogo, e é o que estamos fazendo aqui com a equipe da FEM. Com isso, podemos revitalizar e preservar  as tradições e manifestações de nossos povos. A cultura é muito ampla e sofre transformação, e esse encontro para o PEC é para ver se melhoramos cada vez a politica cultural para os povos indígenas”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário